sábado, 14 de junho de 2008

Professores em Greve em SP


Dia 13 de Junho de 2008, começa a greve de professores no Estado de São Paulo.

Na praça da República, em frente a Secretaria de Educação foi deflagrada a greve contra o governo do Estado. A Apeoesp conseguiu mobilizar milhares de professores (entre 25 a 30 mil) de todo Estado de São Paulo. A greve decidida nesta Assembleia é uma resposta aos cortes de direitos trabalhistas dos profissionais da educação. Os professores da rede pública estadual, no governo José Erra(PSDB),perderam o direito inclusive de ficarem doentes (já que a falta médica foi limitada em 6 por ano!!!!), além de outros ataques à categoria, como o fim do direito à remoção, que era muito útil, pois possibilitava aos professores voltarem para sua comunidades... e também uma gama de reformas neoliberais que irão, com certeza, aumentar o desemprego da categoria, pois muda o regime de substituição para a contratação temporária de professores.

Outras desventuras na área da educação do Governo da Secretária Maria Helena e do PSDB foram: o fim da sociologia e diminuição drásticas das aulas de filosofia no Ensino Médio (totalmente na contra-mão do país, já que estas disciplinas estão sendo incluídas em todos os Estados da federação), que deixou mais de 1200 professores desempregados só em SP. Acordos com a Editora Abril e o Grupo Roberto Marinho para fornecerem material didatico ( não sei porque , já que existe um gráfica do Estado)e apoio ideológico de empresários dentro das escolas.

O Governo do PSDB é marcado pelo estímulo à competição(e não à cooperação), gerando uma realidade dentro das escolas insuportável entre professores, funcionários e alunos. Até o coordenador pedagógico que era eleito, agora é escolhido pela direção da escola, gerando "favorecimentos" e estabelecimento de "grupos de poder" dentro das Escolas Públicas, fato que atrapalha e muito o ensino público...eu poderia citar muito mais coisas, porém o triste retrato do ensino paulista, entre os piores do Brasil, nos fala tudo sobre os 12 anos de governos do PSDB no Estado.

Até a vitória, sempre !

Nenhum comentário: