domingo, 4 de maio de 2008

Brasil Reprime debate sobre a Maconha



Assim é a falsa democracia brasileira: no primeiro de maio militantes anarquistas (Cob/Ait), inclusive menores de idades , foram torturados e ameaçados de morte em uma delegacia de São Paulo. Em Rondônia uma chacina de sem-terras (LCP) aconteceu a poucos dias, porem não foi divulgado na mídia e o governo ignorou o ocorrido. Agora, a marcha da maconha foi proibida em quase todo país, das 13 grandes cidade onde ia ocorrer a marcha, apenas quatro poderão realizá-la , Porto Alegre, Recife, Florianópolis e Vitoria.

O conservadorismo da sociedade brasileira reagiu, falando em nome da família, a direita moralista reagiu por meio de um sistema judiciário dominado por membros conservadores e elitistas que pisaram na Constituição brasileira. O quinto artigo da Constituição Federal diz sobre a liberdade de organização e manifestação pública pacifica, porem juízes de diversos estados a desrespeitaram e a jogaram no lixo, acusando a manifestação de apologia e incitação ao uso de drogas, sendo que os realizadores tomaram o cuidado de não permitirem a presença de menores de idade e o uso da erva durante o ato. Seria uma manifestação pelo debate da legalização, e não ao consumo...porém a manifestação não poderá ocorrer por ordens dos juízes , estão proibidos os cidadãos brasileiros de se manifestarem publicamente sobre a legalização da maconha.

No Brasil essa repressão acontece porque vivemos um sistema republicano falho, que não foi conquistado pelo povo organizado em um movimento político republicano e democrático, como na França ou nos EUA. No dia da proclamação da República brasileira as pessoas não sabiam o que estava acontecendo, o sistema monárquico foi substituído pela “república liberal” em um acordo entre elites e através de um Golpes militar de Estado. A população ficou fora deste processo político, nunca houve um movimento republicano verdadeiro no Brasil, com participação popular. Aqui o povo ignora as leis e a constituição, é comum a população dizer que a lei no Brasil só é aplicada quando for pra punir o mais pobre e excluído, o negro e o indígena. No Brasil dificilmente você vê um corrupto rico, bem relacionado, sendo preso, ou ficando muito tempo na cadeia...porém se um pobre for pego roubando galinhas, vai direto para o presídio em celas superlotadas, como ocorreu no estado de São Paulo semana passada.

O sistema liberal no Brasil é falho, porque quando o pobre, a esquerda, os libertários e os excluídos tentam cobrar seus direitos, são violentamente reprimidos. Uma sociedade fundada no colonialismo servil, nas relações de poder, onde uma elite católica conservadora e com apoio militar dos chefes das forças armadas, domina o país. O Brasil na maior parte de sua história viveu regimes de ditaduras autoritárias e militares, com repressões cruéis contra os trabalhadores pois fomos o último país a libertar os escravos. O conservadorismo domina as forças armadas e o judiciário, toda manifestação política do trabalhador é vista como perigosa e precisa ser reprimida. O uso da maconha, como algo fora da realidade branca, católica européia , está sendo reprimida no Brasil. Primeiro foi a repressão contra a exibição de um filme sobre a legalização dentro da Universidade Federal de Minas Gerias em abril de 2008, onde a polícia ocupou o Instituto de Geociências e agrediu os estudantes, tudo por causa de um debate sobre a legalização. Agora os conservadores estão contra a marcha da maconha, essa ação, antes de qualquer coisa, deixa claro que a repressão esta baseada no moralismo conservador e não em uma análise verdadeiramente democrática sobre o uso de uma erva que faz menos mal que o cigarro e o álcool, que são vendidos livremente no Brasil. A democracia no Brasil é falha, aqui dependemos das lutas sociais para garantir nossos direitos que estão na constituição... a repressão contra manifestação sobre a legalização da maconha nos mostra como somos um país autoritário e conservador e poucos preparados para o exercício pleno da democracia.

Nenhum comentário: