domingo, 22 de julho de 2007

Povos Zapatistas + Povos do Mundo


Cerca de três mil pessoas, entre indígenas zapatistas e movimentos de mais de 40 países, incluindo o MST, participaram hoje da reunião de boas-vindas nas montanhas de Chiapas, no sudeste mexicano, para trocar experiências de suas lutas anticapitalistas.
Acompanhados pelo subcomandante Marcos, os principais comandantes da guerrilha zapatista convidaram os três mil participantes a conviver durante uma semana com os povos autônomos para conhecer o sistema de organização que é mantido à margem do Governo mexicano há 14 anos.
"Estamos convencidos de que o único caminho que temos é a unidade, a organização e a irmanação de nossas lutas para construir um mundo onde tenhamos uma vida mais justa e humana", disse no discurso de boas-vindas a comandante Hortência, de origem tseltal, que estava com o rosto coberto.
Esta reunião, denominada "Encontro dos Povos Zapatistas com os Povos do Mundo", acontecerá em três das fortificações zapatistas localizadas nas regiões Altos, Selva e Frontera, que serão visitadas pelos ativistas estrangeiros no transcurso da semana.
O encontro de Oventik terminou neste sábado à noite com uma festa popular, e no domingo os presentes viajarão à localidade de Morelia, no município de Altamirano, para começar na segunda-feira a segunda fase da reunião.
Embora uma boa parte dos presentes voltasse seus olhares e câmaras para a popular figura do subcomandante Marcos, foram os indígenas, integrantes da juntas de Governo rebeldes, que explicaram como será o trabalho nas mesas de reflexão nas quais serão conhecidas suas experiências para resolver os problemas cotidianos de seus povos, especialmente sobre a saúde e a educação.
O comandante "Moisés" explicou que as autoridades mexicanas utilizam os serviços públicos de saúde "para dividir e desorientar a população".
Uma comissão de indígenas encarregada da educação informou que mais de 60 escolas dividem a educação primária nos territórios rebeldes com matérias de acordo com a cultura de cada povo indígena.
Entre os participantes estão diversos líderes como Soraia Soriano, do MST; Tsirisoa Rakotonimaro, da Confederação Camponesa de Madagascar; Dong Uk Min, da Liga Camponesa da Coréia; e George Naylor, da Coalizão Nacional de Agricultores Familiares (NFFC) dos EUA.
O encerramento do encontro está programado para 28 de julho na comunidade de La Realidad, no coração da floresta Lacandona.

Nenhum comentário: